SEGREDOS PARA SE DIFERENCIAR NO MERCADO DE TRABALHO MÉDICO

Fala, people, tudo certo?

Hoje eu vim tratar de um assunto polêmico, que é um dos maiores temores dos alunos que acompanho nas minhas mentorias: a saturação do mercado médico. Como costumo falar nas minhas redes sociais, a conta não fecha. São cada vez mais médicos se formando enquanto as vagas de residência continuam as mesmas.

A resposta para isso parece simples: “quer se destacar, se especialize ainda mais. Foque em fazer residência e sub-especializações.”

Mas não é bem isso. Conheço dermatologistas que ganham uma montanha de dinheiro enquanto outros ainda não construíram sua independência financeira. Já vi essa realidade com todas as especialidades. 

“Pô, Pedro, aí você me complica. Então, o que é que vai me fazer diferenciar no mercado de trabalho?”

Vou te apresentar alguns fatores que são essenciais para isso. E tudo começa com a mudança de mentalidade…

 

QA – COEFICIENTE DE ADAPTABILIDADE

A primeira coisa é: o que vai te fazer crescer não é apenas o coeficiente de inteligência (QI) ou coeficiente emocional (QE) que tanto falam. Mas de uma coisa que é tão exigida no mundo atual, de diversas mudanças que nos forçam a se adaptar e construir uma base sólida, o coeficiente de adaptabilidade (QA)

A velocidade das mudanças na tecnologia, na sociedade e na economia nunca foram tão rápidas. A adaptabilidade é um fator chave para determinar o desempenho de longo prazo para um médico, seja de qual especialidade ele for. O Quociente de Adaptabilidade (QA) de uma pessoa é uma medida de quão bem ela pode se ajustar e causar impactos mesmo com todas as mudanças do mundo.

A adaptabilidade de um(a) médico(a) pode ser medida pelo quão bem ele lida com a novidade, se levanta após quedas, enfrenta e supera obstáculos e gera impactos no ambiente que trabalha. Trata-se de se adaptar às novas circunstâncias, em vez de tentar evitá-las. 

E, pra sociedade tão ansiosa atual, o QA envolve também deixar de lado informações e direções que não vão mudar em nada sua vida. É o famoso dizer “NÃO” na hora certa.

 

HORIZONTE

Quem me conhece sabe que um dos meus livros favoritos é o “Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas” de David Epstein. Simplesmente, se você quer se diferenciar, você tem que sair da caixinha. A pessoa que tem a capacidade de enxergar além do que é exposto é aquela que inova. 

O Google e o Wikipedia são especialistas. Eles estão na palma da sua mão. Conseguem te falar qualquer coisa que pesquisar. Entretanto, não são capazes de inter-relacionar informações e, a partir delas, construir um amplo espectro criativo e, a partir disso, fazer a diferença. Não seja mais apenas um robô. Indivíduos apaixonados com o multi-aprendizado são mais propensos a serem generalistas. Eles podem pensar fora da caixa e perceber padrões que outros com experiência mais restrita não percebem.

Aprenda coisas além da medicina: finanças, empreendedorismo, gestão, programação e etc.

 

ENTENDER QUE MUITAS RESPOSTAS NÃO ESTÃO ONDE PROCURA

Tem momentos na vida que tudo trava. Você percebe que não evolui e tenta achar motivos para a estagnação. 

O que eu vou te falar é pra guardar no coração: Se você está morrendo, então precisa de um RCP:

  • Riscos que você não assumiu: o progresso vem de sucessivos erros até que um acerto alavanque sua vida exponencialmente
  • Conteúdos direcionado para seu problema: livros e palestras que vão te fazer enxergar fora da caixa
  • Pessoas que mudam sua vida: algumas pessoas vão te fazer enxergar coisas e alcançar lugares que você ainda não chegou. E espero que eu possa ser uma delas para você.

MAIS PUBLICAÇÕES

JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO
YOUTUBE?

Lá nós postamos conteúdos relacionados à alta performance e carreira médica, mas em um formato diferente!

× Fale com nosso time pelo whatsapp