Dr. Pedro Miranda

Dr. Pedro Miranda

Diferenças entre Residência médica e Pós-graduação

Diferenças entre Residência médica e Pós-graduação

Com certeza você ou algum conhecido já se perguntou: qual(is) a(s) diferença(s) entre residência e pós, não é mesmo?!

Portanto, hoje abordaremos esse tema tão polêmico e confuso para que todas as suas dúvidas sejam bem esclarecidas e esse pesadelo nunca mais volte a te atormentar durante suas noites de sono!

A residência médica apresenta um número de vagas bem menor se comparado às pós-graduações. Existem em torno de 17 mil vagas, as quais representam um valor cerca de 44% menor em relação ao número de médicos formados anualmente. “Mas, Pedro, o que isso significa?”. Em termos práticos, esses dados nos dizem que existe uma grande concorrência, e de fato é isso o que acontece na prática.

Além disso, esse tipo de programa fornece uma bolsa de R$ 4.106,09 (a partir de janeiro de 2022). Por fim, a residência possui uma carga horária de 60 horas semanais, o que corresponde a uma carga horária total de 5760 horas, divididas em 20% teoria e 80% prática. É importante ressaltar que essa forma de especialização possui um requerimento de dedicação exclusiva, devido à carga horária elevada.

Já a pós-graduação possui um número bem maior de vagas, logo uma menor concorrência. Além disso, ela não requer exclusividade tal qual a residência médica exige, portanto aí vai um dos grandes diferenciais entre as duas: durante a pós você pode trabalhar tranquilamente!

Em relação à carga horária, a pós-graduação possui em média 360 horas totais (majoritariamente teoria) e um custo mensal que varia de 3 a 4 mil reais.

Estão entendidos agora quanto a essas principais diferenças?

Se ainda restarem dúvidas, estou à disposição no meu Instagram – @pedroernestomiranda – pra gente trocar uma ideia.

Forte abraço do pai Pedro!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO!

VEJA TAMBÉM ESTES ARTIGOS
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES:

Diferenças entre Residência médica e Pós-graduação

Diferenças entre Residência médica e Pós-graduação Com certeza você ou algum conhecido já se perguntou: qual(is) a(s) diferença(s) entre residência...

Saiba mais

Você é vitimista?

Três personalidades que vão destruir seu futuro: Vitimista, Conformado e Acomodado. . Vitimista: Culpam os outros ou circunstâncias pelos seus...

Saiba mais

Currículo de Ouro

Fala people, tudo bem com vocês? Se você já está próximo do quarto/quinto ano, é de extrema urgência que já...

Saiba mais

© Todos os Direitos Reservados | IPM – INSTITUTO PEDRO MIRANDA  2020

34.896.983/0001-69