Dr. Pedro Miranda

Dr. Pedro Miranda

Conselhos para o estudante ou futuro estudante de medicina

Eai meus filhos e filhas! Tudo bem com vocês? Hoje falaremos um pouco mais sobre como levar a faculdade de medicina de forma eficiente, aproveitando tudo aquilo que ela tem a oferecer e que muitas vezes é negligenciado por vários estudantes.

Primeiramente, existe o imaginário de que após passar no vestibular a rotina de estudo é a mesma dos cursinhos preparatórios, o que de certa forma não acontece. Normalmente a carga horária para estudos é a mesma (podendo variar, dependendo se você era o que ficava até meia-noite no cursinho ou não), porém a metodologia é totalmente diferente.

Durante os primeiros anos de faculdade (ciclo básico e clínico) não existem ‘’bancos de questões’’ para estudar como nos preparatórios para vestibulares. O que acontece com a grande maioria dos estudantes é um retrocesso para o modo de estudo feito popularmente no ensino médio, como resumos infinitos e ineficazes, o que prejudica muito o desenvolvimento e o aprendizado na faculdade.

Basta você se lembrar dos seus “resuminhos” para as provas da escola. O famoso decoreba que após a prova sua mente deleta tudo que havia “estudado”… Ou estou enganado?

Portanto, um método de estudo bem mais definido, eficiente e planejado é de extrema importância para solucionar esse problema.

Agora você deve estar se perguntando: “Mas, Pedro, qual o melhor método de estudo para que eu não caia nessa cilada?”, pois eu te respondo que, com os meus alunos, o método de revisões espaçadas e metodologias ativas geram uma taxa maior de retenção de conteúdo, ou seja, isso significa que você irá gastar menos tempo estudando, já que não vai ter que ler e reler capítulos inteiros por 30 vezes até abstrair o mínimo de informação.

Logo, seu tempo pode ser melhor aproveitado construindo um bom currículo para as provas de residência, participando de ligas acadêmicas, entrando na sua atlética e até mesmo participando daquele evento mais esperado do ano pros estudantes de medicina: o famoso INTERMED.

Aqui, chegamos a um outro ponto importante dessa nossa conversa franca. O networking dentro da medicina. Quando você participa de ligas acadêmicas, bateria, atlética ou vai a grandes eventos como Intermeds, por exemplo, você constrói relações com outras pessoas, seja com professores, preceptores, orientadores e até mesmo outros estudantes.

Que tal fazermos um pequeno exercício mental?

Imagine que você participa da liga de cirurgia cardiovascular da sua faculdade e seu orientador é um renomado cirurgião cardíaco. Os anos passam, você faz residência em cirurgia cardiovascular e está a procura de um emprego… É justamente nesse ponto que os seus contatos/networking feitos na faculdade te auxiliaram. Às vezes, uma ligação para seu antigo orientador de liga pode te garantir uma vaga no time cirúrgico de um hospital

O mesmo vale para suas amizades com estudantes de outras faculdades de medicina… Lembre-se, todos eles serão médicos no futuro e podem te ajudar tanto em vagas de emprego, pesquisas científicas, etc.

Portanto, meu conselho é: estudar com qualidade e com a metodologia correta; empenhar-se em montar um bom currículo; se aventurar em novas áreas da faculdade (opções não faltam); ter uma boa rede de contatos (isso pode facilitar e muuuito sua vida no futuro) e, por último, mas não menos importante: vá a todos os Intermeds que puder (até no 6° ano tá valendo rsrs)

Grande abraço do pai Pedro!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO!

VEJA TAMBÉM ESTES ARTIGOS
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES:

5 Dicas Fundamentais para o Internato

          Um dos maiores medos do estudante de medicina é a mudança de fase. Sabe aquele...

Saiba mais

Currículo de Ouro

Fala people, tudo bem com vocês? Se você já está próximo do quarto/quinto ano, é de extrema urgência que já...

Saiba mais

O grande pulo do gato no aprendizado médico

Se você assistiu à série La Casa de Papel vai se lembrar da figura do professor. Um verdadeiro gênio em...

Saiba mais

© Todos os Direitos Reservados | IPM – INSTITUTO PEDRO MIRANDA  2020

34.896.983/0001-69