COMO CRIAR UM HÁBITO

Dentre todas as estratégias, a mais significativa que levo para a vida é essa: hábitos. A habilidade de construir e quebrar hábitos é um dos talentos que geram mais impacto na vida. A constância em fazer as coisas leva um indivíduo alcançar parâmetros extraordinários na vida. Todo mundo sabe daquelas histórias de esportistas que treinam rotineiramente e alcançam habilidades sobre-humanas.

 

Mas quando falamos em construir esses hábitos, o que exatamente temos que fazer? É fácil e difícil ao mesmo tempo! Fácil porque é simples e são pequenos passos! Difícil porque você vai ter que olhar o detalhe, e tem que identificar aqueles pequenos obstáculos que estão fazendo você não conseguir construir os hábitos. 

 

A seguir vou falar os principais passos para construir um hábito. E, lembrando, não é difícil, mas é necessário ver os detalhes do dia-a-dia

 

TORNE O HÁBITO CLARO

Vamos supor que você tem que se preparar para a residência médica. O que é necessário? Criar um hábito de estudos. 

Para muitos esse é um ponto final. Veja bem! Não ficou muito claro, o que é criar esse hábito? Muitas pessoas pecam colocando no cronograma: “estudar cirrose hepática”. Mas o que é exatamente?

Um hábito claro não só especifica o que tem que fazer, mas deixa exatamente claro o que tem que ser feito. E, como eu disse, com detalhe! Vamos ao exemplo de como seria “estudar para cirrose hepática” claramente:

  • Ler as páginas da apostila de Gastroenterologia das páginas 45 a 70 das 8:00 às 10:00 de hoje na biblioteca da minha faculdade
  • Fazer 20 questões de cirrose hepática das 10:00 às 11:00 de hoje na biblioteca da minha faculdade

Pegou o jeito? E não para por aí!

Tornar um hábito claro também envolve mexer com o ambiente que você está inserido:

  • Se você quer ler a apostila, então deixe ela visível na sua mesa. Ela tem que ser o mais visível possível
  • Se você tem que se deslocar para a biblioteca, então separe a roupa e os pertences que você vai levar até lá. Deixe exatamente claro.

 

TORNE O HÁBITO ATRAENTE

Tornar um hábito atraente envolve um bom autoconhecimento. O que você gosta de fazer? Eu, por exemplo, amo dar aula. Muito do meu conhecimento eu gosto de repassar, e dar aulas é uma forma de eu revisar e consolidar meu conhecimento. No cenário em que eu esbocei, eu não pensaria 2 vezes antes de ensinar cirrose hepática para um amigo. 

Mas, não para por aí, você pode colocar recompensas no seu dia. Cada hábito é uma comida que gosta. Ou uma recompensa ao final do dia.

 

TORNE O HÁBITO FÁCIL

Tornar algo fácil é minimizar tudo aquilo que te trava e te faz desistir daquele hábito. Vamos supor: se você faz uma academia longe e quer manter um hábito de exercícios, o fato de pegar engarrafamentos enquanto se desloca até lá vai tornar seu hábito mais difícil. 

Então qual seria a solução? Mudar para uma academia mais perto ou escolher horários sem engarrafamento. Se isso não for possível, então você vai ter que tornar o processo de ir até lá de carro mais fácil, seja chamando um amigo ou colocando uma música que gosta enquanto dirige.

  • O que tem que ser feito tem que ser fácil de conseguir: se é pra estudar cirrose hepática, deixe tudo o que for necessário (apostilas e questões) o mais acessível possível.
  • O que deve ser evitado, deve ser difícil de conseguir: guarde o celular numa caixa, exclua as redes sociais por um tempo.

 

TORNE O HÁBITO AGRADÁVEL

E aqui tá a fase final dessa habilidade que é construir hábitos. Torne-o agradável!

Isso envolve a habilidade de criar recompensas e métricas que te façam feliz pelo que está fazendo. Experimente ter uma tabela da sua % de acertos em questões (como tem na minha plataforma IPM) que vai te mostrar a evolução ao longo do tempo, por exemplo. Enxergar a evolução é essencial!

MAIS PUBLICAÇÕES

JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO
YOUTUBE?

Lá nós postamos conteúdos relacionados à alta performance e carreira médica, mas em um formato diferente!

× Fale com nosso time pelo whatsapp