A ARTE DE LER A PROVA

Você já ouviu falar sobre estratégias de resolução de prova? Eu tenho quase certeza que sim. Eu escrevi um artigo no blog falando sobre atitudes que vão te fazer evoluir na resolução da prova. São práticas simples que te permite ter um foco mais direcionado no que você tem que resolver e como agir. 

Muitas pessoas não sabem, mas além dessas práticas, até habilidades intuitivas podem ser aperfeiçoadas. Elas se baseiam em entender a prova como se entendesse uma pessoa. Sabe aquela pessoa próxima que você sabe a linguagem corporal de quando ela tá triste? É disso que eu vim falar. Sobre a linguagem da prova e como você pode desenvolver um olhar intuitivo para entendê-la:

 

OLHAR HOLÍSTICO

Um olhar holístico é obtido com treino. É a capacidade de entender os problemas estabelecidos na prova e conseguir diferenciá-los em temática e dificuldade. 

Essa parte é essencial. Com o olhar panorâmico do que vai cair, você tem noção do esforço e velocidade com que irá respondê-las. Eu sempre falo pros meus alunos diferenciar bem e estabelecer o que você sabe de cada questão. Classifique as questões em “sei”, “sei mais ou menos” e “não faço ideia” e comece a fazê-las na ordem mais fácil e para mais difícil. Isso te permite pegar o gás inicial da prova e mais confiança para temas difíceis posteriores.

 

OLHAR DETALHADO

Essa fase se concentra na elaboração e resolução da questão. Lembre que o autor é uma pessoa, e como sendo uma pessoa ela deixa sua marca e estilo. Na minha mentoria eu sempre oriento meus alunos quanto a isso, costumo pegar as referências, bibliografias e livros publicados dos autores das provas para entender seu estilo de escrita e, sobretudo, especialização. O elaborador provavelmente usou um conjunto de palavras-chave específicas ao longo dos seus trabalhos publicados e provas elaboradas, e é nossa responsabilidade procurar esses termos, garantir que os compreendamos e tentar obter alguma compreensão do seu significado técnico.

 

OLHAR CERTEIRO

Lidar com a prova envolve também lidar com o desconhecido. Eu sempre digo para todos, você nunca vai estudar tudo que tem que estudar. Estatisticamente, você vai buscar aquilo que mais cai, e a partir disso compreender globalmente o que é mais cobrado na prova. 

Mas não caia na armadilha. Por muito tempo a gente é levado a pensar que prova é sorte, que você vai passar quando cair aquilo que estudou. Porém, não é assim. Prova é técnica, e existe técnica para responder aquilo que não se sabe. Mas, claro, quanto mais você estiver treinado, maiores suas chances de acertar, por isso, nunca confie em hacks, mas faça o trabalho duro. Mas como nem sempre vai cair 100% do que você sabe, vou te apresentar uma técnica que pode te salvar nesses momentos. Eu já tinha mostrado essa estratégia em um dos meus artigos. Vou te contar a história da TALICÃO. Essa é uma estratégia, daquelas que você vai usar quando não tem mais o que fazer. Uma estratégia de chute consciente usada pelo meu amigo Talles, que ia bem na prova mesmo sem estudar. Não é qualquer estratégia tipo “C” de Cristo e “D” de Deus. Como você vai usar o TALICÃO? Lembrando que ela só deve ser usado para aquelas que você não sabem nem errar:

  • Textos Longos: normalmente textos longos são corretos. Muitos elaboradores utilizam materiais de base dando crtl + c ctrl + v. 
  • Afirmações conectivas: aquela alternativa que geralmente te afirma um monte de coisa geralmente é certa. 
  • Leitura Fácil: já ouviu aquela história que a pessoa que fala a verdade não enrola? É isso mesmo pra questão! Questões com leitura fácil, sem encheção de banana, são geralmente certas
  • Inconclusivo: palavras inconclusivas e genéricas são geralmente certas (“alguns, no geral”) 
  • Conceitos Inversos: se você está entre 2 alternativas e elas têm conceitos inversos, então algumas das duas estão certas.
  • Absoluto: essa é a técnica que você aprende desde o vestibular. Palavras como “nenhum” e “todos” estão em questões geralmente erradas.
  • Opostos: conceitos opostos na mesma alternativa são geralmente errados.

 

CONCLUSÃO

A prova é como um jogo. Sendo assim, o treino e aperfeiçoamento vão te fazer evoluir. Como em um esporte, a gente se inspira naquelas pessoas que parecem ter habilidades sobre humanas. Mas, como sabemos, vem de um longo período de treino. Eu sei que muitos não te falaram, mas praticamente tudo pode ser aperfeiçoado com o treino. Até aquilo mais básico: a leitura.

 

Nos vemos nos próximos artigos! Até mais people!

MAIS PUBLICAÇÕES

JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO
YOUTUBE?

Lá nós postamos conteúdos relacionados à alta performance e carreira médica, mas em um formato diferente!

× Fale com nosso time pelo whatsapp