Dr. Pedro Miranda

Dr. Pedro Miranda

5 Dicas Fundamentais para o Internato

          Um dos maiores medos do estudante de medicina é a mudança de fase. Sabe aquele frio na barriga antes de iniciar o internato? Isso acontece com todo mundo.

          E aquele medo do staff te perguntar uma coisa que você não vai saber responder. Isso também acontece com todos.

          Agora já imaginou como entrar no internato mais capacitado e estar preparado para aprender cada vez mais. E você que já está no internato, mas está percebendo que seu aprendizado está aquém do que deveria? Ou então está quase acabando o internato e percebe que não sabe quase nada…

          Não se desespere… isso acontece com todo mundo. Eu cometi vários erros no meu internato e não quero que você cometa os mesmos erros. Por isso vou te dar 5 dicas de ouro para aproveitar da melhor maneira o seu internato.

1- Não tenha medo

Lembre-se: Você está em fase de aprendizado. É muito comum aquela ansiedade de querer entrar no internato sabendo tudo e isso não vai acontecer.

Mesmo se você já estiver no internato, você não vai sair dele sabendo toda a medicina, mas isso pode melhorar. E só depende de você e da forma com que você interage com seu internato.

2- Não busque apenas o “carimbo de presença”

Um dos maiores erros dos estudantes é ir para o internato apenas para pegar o carimbo de presença. Durante o período que você estiver no internato lembre-se que a grande maioria do tempo é livro ou você não vai estar fazendo “nada”. Aproveite esse tempo para fazer questões, revisar matérias ou até estudar o caso de um paciente.

3- Pare de reclamar

Pare de reclamar que seu internato é ruim. Que você não roda em pediatria ou em ortopedia. Que seus staffs são fracos e não sabem ensinar. No ensino do século XXI o aprendizado depende muito mais de você do que daqueles que o cercam.

Uma frase que eu gosto muito e que serve muito em diversas situações é: “Tem uma coisa que ninguém pode fazer por você: a sua parte.”

Por isso bola pra frente e vamos em busca dos seus objetivos.

4- Prepare-se

Nenhuma faculdade te prepara com toda a matéria que você precisa para entrar no internato. E mesmo se te preparasse, as matérias que você viu há anos ou meses atrás você já esqueceu. Por isso é fundamental fazer uma revisão para entrar no internato. Mas Pedro como vou fazer essa revisão?

Uma das formas é através dos resumos que você fez durante a faculdade. Escolha os temas mais prevalentes no internato e comece a revisar antes de iniciar o internato.

5- Cursos preparatórios

Outra forma é através de cursos preparatórios específicos para o internato que normalmente tem uma “pagada” extremamente didática e funcional para o internato.

Mas Pedro, e se eu já estou no internato e me sinto perdido(a) e não estou aprendendo. O que posso fazer?

Nesse caso a minha dica é fazer um curso preparatório para o internato. Além de fazer o curso completo com todos os temas você ainda pode usar as aulas de revisão para estudar os casos que aparecerem no internato. Mas como assim, Pedro?

Simples. Imagine que você está atendendo um paciente com gota. Ao chegar em casa você assiste a aula de gota e depois lê o flashcard. Você vai ver que dessa forma a sua curva de aprendizado vai ser imensa e isso vai te ajudar tanto para se preparar para a residência médica quanto para a sua vida profissional.

          Ficou alguma dúvida pessoal?

          Se você gostou desse material e quer ajudar outras pessoas você pode encaminhar esse texto para ele(a).

          Se você realmente gostou e quer publicar alguma coisa no Instagram me marca lá @pedroernestomiranda

          E se quiser ver mais dicas e textos como esse é só seguir esse blog ou me seguir nas redes sociais.

           Obrigado e até a próxima.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO!

VEJA TAMBÉM ESTES ARTIGOS
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES:

5 Dicas Fundamentais para o Internato

          Um dos maiores medos do estudante de medicina é a mudança de fase. Sabe aquele...

Saiba mais

Você é vitimista?

Três personalidades que vão destruir seu futuro: Vitimista, Conformado e Acomodado. . Vitimista: Culpam os outros ou circunstâncias pelos seus...

Saiba mais

Como escolher um curso preparatório para a residência médica?

1. Veja o conteúdo programático As plataformas que não mostram as aulas e o conteúdo programático não irão te ajudar...

Saiba mais

© Todos os Direitos Reservados | IPM – INSTITUTO PEDRO MIRANDA  2020

34.896.983/0001-69